3 de janeiro de 2008

#3. Por terras de Viriato - Linhares, Museu ao ar livre - O Castelo

Aldeia Histórica de Portugal onde se vive e se respira a memória de uma era medieval de esplendor, ainda hoje, em estado puro.

Foi fundada em 580 a.C pelos Túrdulos, pastores originários da antiga Bética (centro da Península lbérica) que vieram a fazer parte do povo Lusitano. A Lénio daqueles tempos seria uma povoação castreja fortificada entre os planaltos graníticos do morro do castelo. Da Lenióbriga da ocupação romana ainda se vê, em frente ao pelourinho manuelino (séc. XVI), o forum romano, pequena tribuna sobre elevada com um banco e mesa de pedra, ou a calçada romana que vem de Figueiró da Serra e sobe para o planalto de Videmonte e daí para a Guarda, Idanha-a-Velha e Mérida. O primitivo castelo foi construído pelos Leoneses no século VIII e pouco depois ocupado e destruído pelos Muçulmanos.

Linhares é uma espantosa aldeia histórica do concelho de Celorico da Beira, museu ao ar livre, com um passado rico bem guardado até aos nossos dias. Cada uma das pedras das magníficas ruas que aqui existem, contam-nos histórias fantásticas, e a importância que esta aldeia teve no passado. Situa-se, na meia-encosta da vertente nordeste da Serra da Estrela...
Hoje também é conhecida pela "Capital do Parapente"


















*Fotografias de MiE