16 de novembro de 2009

uma facada nas costas...

O ti Agosto e a D. Maria são o casal cuidadores da quintinha há já muitos anos. A D. Maria, senhora de 79 anos e em muito boa forma, é daquelas mulheres que nunca estão bem com a vida... os outros são todos imperfeitos, os jovens uns malandros que não querem trabalhar, etc, etc. Árida de afectos, não gosta de cães nem de gatos mas gosta de manjericos e de galinhas garnizé. Ai de quem se queixe de alguma dor na sua frente, despeja logo o seu rosário de doenças cortando de imediato o diálogo, passando para o seu eterno monólogo, numa verdadeira excursão desde a primeira até à última dor.
O ti Augusto é um homem bom. Tudo está sempre bem com ele. É generoso, afectuoso, bonacheirão, calmo, gosta de pessoas e de animais, da natureza, de brincos de princesa e de ver o "gordo" na televisão. Homem de 84 anos há três foi operado ao coração, depois de um enfarte. Nunca deixou de vir um só dia ver a quinta. Entristecia-o vê-la abandonada, ou quase, mas um ano depois já tudo estava como dantes.

A D. Maria é muito rezingona com ele, de fazer perder a paciência a um santo. Tudo o que o ti Augusto faça está mal feito e o que não faça também. Por isso ele gosta mais de vir sozinho, sem a "velha a atazanar-me o juízo" como costuma dizer. Mas, há um "ponto" que o tira do sério: as ferramentas nunca estarem no lugar onde as guarda.

A faca! A faca nunca está no seu lugar. A D. Maria serve-se dela mas deixa-a em qualquer lado esquecendo-se onde, e o ti Augusto vê-se sempre "grego" para a encontrar.
Um dia destes o ti Augusto "passou-se dos carretos". Queria cortar umas couves para as galinhas e não achava a bendita faca. Depois de andar mais de uma hora à procura dela por tudo quanto é sítio, diz-lhe a mulher da cozinha que dá serventia ao quintal: Ó gusto a faca está aquiiii, enquanto se abeirava da abertura da sebe que dá para a horta, brandindo a faca no ar.
O ti Augusto, estica-se todo agarrado a uma couve para não se desequilibrar, pega na faca e num gesto desesperado, espeta-lhe a faca nas costas...
- Agora ficas aqui!
.